Seu cliente não tolera mais gatilhos mentais persuasivos que, boa parte das vezes, é a gourmetização da mentira! Seu cliente não quer um “deixa comigo” só para fechar negócios mais rápido. Ele quer confiar em você!
É por isso que se perpetua a crença que vender é enganar e que não é possível ter lucro com propósito.
Por favor:
– Menos escassez e mais qualidade.
– Menos urgência e mais entrega.
– Menos truques e mais interação.
Enganando seu cliente, você está deixando de ganhar dinheiro. Isso é sério. É grave. E é desnecessário!
O que ninguém te conta sobre mentir nas negociações é que você vai criando universos mentais paralelos para administrar as promessas. Acompanhe:
- O cliente A pede um prazo que você não consigue entregar, mas como tem urgência em faturar, diz “tudo bem”. Para o cliente A, tem que se virar com o PRAZO IMPOSSÍVEL.
- O cliente B pede um desconto que você só consigue dar retirando 2 itens do seu serviço, mas (obviamente) não conta isso para ele, então para o cliente B, precisa dar um jeito de lidar com a entrega incompleta.
- O cliente C solicita algo que você não domina, mas não ousa perder o negócio. Para o cliente C, precisa lidar com as GAMBIARRAS.
O stress gerado e a energia gasta com esse abecedário de problemas detonam a autoestima de qualquer um. No início, começa a ter lapsos de memória, depois começa a gaguejar, prospecta pouco, foge dos clientes, que começam a reclamar, cancelar, falar mau do seu trabalho e… Ladeira abaixo.
Todo mundo conhece essa história e já contratou um fornecedor assim. Dá uma raiva! Você reclama, denuncia… Mas curiosamente não acha errado fazer isso de vez em quando. E ainda arranja justificativas espetaculares para defender seus erros.
Pronto! Começa a desenvolver universos mentais paralelos para administrar suas mentiras.
Minha proposta para você é… Resista! Oponha-se a tentação de pegar o atalho da mentirinha para obter uma vantagem. Porque ela é ilusória.
Não pode existir tolerância para a mentira, para o engodo, para a manipulação. E não digo isso porque quero asas de anjo. É porque a psicologia de vendas afirma que essa é a causa do baixo desempenho em prospecção, no vigor de vender e de se conectar com o cliente.
A psicologia de vendas afirma que a causa do baixo desempenho em prospecção vem das tentativas de manipular, explorar e outras táticas repugnantes!
Você não gosta de enfrentar a rejeição. Não quer que te odeiem, portanto, vai criando aversão às vendas. No entanto, vendas não tem nada a ver com isso. É a falta de compromisso com o cliente e, em última análise, com a empresa, que fazem empreendedores evitarem a parte mais importante dos seus negócios.
Vender é uma responsabilidade! É um dever. Uma missão. Porque, se você tem algo de bom para alguém, esse alguém precisa consumir. E te pagar bem por isso.
Resista! Naturalmente você se verá obrigado a gerir melhor o seu negócio, o que vai aumentar sua autoestima e a vontade de vender o que você oferece. As pessoas vão notar o seu entusiasmo e se interessar. Aos poucos vai surgir uma comunidade de consumidores fiéis que vão te recomendar, o que aumenta seu faturamento e a facilidade de vender.
Faça parte dessa jornada onde os empreendedores com propósito dominam as vendas previsíveis, fazendo com que o esforço diminua ao mesmo tempo que o lucro aumenta.
Tenha um bom dia todo dia e… se relacione!