Os compradores não toleram mais gatilhos mentais persuasivos que, em boa parte das vezes, são um termo gourmetizado para mentira! Compradores não querem sua concordância só para fechar negócios mais rápido. Eles querem confiar em você!
É por isso que se perpetua as crenças de que vender é enganar e que não é possível ter lucro com propósito.
Por favor:
– Menos escassez e mais qualidade.
– Menos urgência e mais entrega.
– Menos truques e mais interação.
Enganando seu cliente, você está deixando de ganhar dinheiro. Isso é sério. É grave. E é desnecessário!
O que ninguém te conta sobre mentir nas negociações é que você vai criando universos mentais paralelos para administrar as promessas. Acompanhe:
- O cliente A pede um prazo que não consigo entregar, mas como eu tenho urgência em vender, digo que tudo bem. Para o cliente A, tenho que me virar com o PRAZO IMPOSSÍVEL.
- O cliente B pede um desconto que só consigo dar retirando 2 itens do meu serviço, mas eu não conto isso para ele, então para o cliente B, preciso dar um jeito dele aceitar ITENS FALTANDO.
- O cliente C solicita algo que não sou bom, mas eu não posso perder o negócio. Para o cliente C, preciso ver como FAZER GAMBIARRAS.
O stress gerado e a energia gasta com esse abecedário de problemas detonam a autoestima de qualquer um. No início, eu começo a ter lapsos de memória, depois começo a gaguejar, prospecto pouco, fujo dos clientes, que começam a reclamar, cancelar, falar mau do meu trabalho e… Ladeira abaixo.
Todo mundo conhece essa história e já contratou um fornecedor assim. Dá uma raiva! Reclamamos, denunciamos… Mas não achamos errado fazer isso de vez em quando. E ainda arranjamos justificativas espetaculares para defender nossos erros.
Pronto! Começamos a desenvolver universos mentais paralelos para administrar nossas mentiras.
Minha proposta para você é… Resistir. Resistir a tentação de pegar o atalho da mentirinha para obter uma vantagem. Porque ela é ilusória.
Não pode existir tolerância para a mentira, para o engodo, para a manipulação. E não é porque eu sou santo. É porque a psicologia de vendas afirma que essa é a causa do baixo desempenho em prospecção, na vontade de vender e de se conectar com o cliente.
A psicologia de vendas afirma que a causa do baixo desempenho em prospecção vem das tentativas de manipular, explorar e outras táticas repugnantes!
Não queremos ser rejeitados. Não queremos que nos odeiem, portanto, vamos criando aversão às vendas. No entanto, vendas não tem nada a ver com isso. É a falta de compromisso com o cliente e, em última análise, com a empresa, que fazem empresários evitarem a parte mais importante dos seus negócios.
Vender é uma responsabilidade! É um dever. Uma missão. Porque, se você tem algo de bom para oferecer a sociedade, ela precisa consumir. E te pagar bem por isso.
Resista! Naturalmente você se verá obrigado a gerir melhor o seu negócio, o que vai aumentar sua autoestima e a vontade de oferecer o que você vende. As pessoas vão notar o seu entusiasmo e se interessar. Aos poucos vai surgir uma comunidade de consumidores fiéis que vão recomendar o que você vende, o que aumenta seu faturamento e a facilidade de vender.
Venha comigo nessa jornada onde os ? mentalistas dominam as vendas previsíveis, fazendo com que o esforço diminua ao mesmo tempo que o lucro aumenta.
Tenha um bom dia todo dia e… faça novas amizades!